Qual o meu impacto? Maior do que eu pensava!

Publicado por Homero Carmona em

Alguma vez já se perguntou: Qual o seu impacto? Não no sentido estreito, mas em sentido Lato. Não no sentido cafona corporativo, mas no sentido do propósito real.

O que eu faço diariamente que impacta positivamente a vida das pessoas ao meu redor?

Quando eu comecei a blogar mais “seriamente” em 2008, quando fui para a Irlanda, eu não tinha isso claro. Eu só queria escrever sobre os aprendizados que eu estava tendo, para ajudar outros intercambistas… Como um amigo, basicamente.

Já em agosto de 2015, quando comecei o Intercâmbio & Viagem (I&V), eu tinha MUITO claro o impacto que eu queria causar na minha vida e na vida das pessoas.

Hoje, eu percebi que o meu impacto, através do I&V, tem ido além!

Vem comigo?

Começando pelo começo: o impacto planejado!

Intercambista aproveitando sua viagem - Foto Pixabay
Intercambista aproveitando sua viagem – Foto Pixabay

O intercâmbio foi transformador para mim. Foi muito mais do que aprender um idioma, conhecer um país e estas coisas que já são importantes por si só!

Estudar por 1 ano, ou seja, morar no exterior foi um marco na minha vida pois me permitiu ampliar muitos os horizontes, me permitiu ter empatia, me permitiu compreender as pessoas e situações de uma maneira inimaginável anteriormente.

Por conta disso, por conta deste momento de epifania, o Intercâmbio (a alquimia perfeita entre educação e viagem) se tornou meu propósito, meu instrumento transformador, por isso…

…meu objetivo no I&V é, a cada dia, ajudar e/ou incentivar pelo menos um viajante a arrumar as malas e partir por este mundão a fora!

Este era o meu impacto planejado: mudar o mundo, transformá-lo em um lugar melhor e mais empático através da educação internacional, conciliando as coisas que eu mais gosto de fazer:

  • Viajar
  • Escrever
  • Aprender
  • E me relacionar com pessoas que compartilham de tantos sonhos e aflições!

Para dizer que não falei das flores: fazer todas estas coisas legais ganhando algum dinheiro 😉

O outro impacto…

Blog Por Outro Lado - Homero Escrevendo
Escrevendo para o Por Outro Lado

O I&V é um negócio de dois lados (Two-sided Business), ou seja, que eu preciso agradar a dois stakeholders chave.

No meu caso, no primeiro lado eu tenho o futuro intercambista, que é o leitor do I&V. Do outro lado, tenho agências e outros parceiros que auxiliam estudantes a embarcar para seu intercâmbio e querem ganhar dinheiro!

Aí pode parecer óbvio qual o meu impacto:

Ah, então seu impacto é cultivar uma audiência qualificada que possa virar um cliente das agências de intercâmbio e vender isso a um preço que dê retorno para eles.

Sim, claro… Este também é o meu impacto. É por isso que estou há 5 anos no mercado e já tive mais de 30 clientes no I&V, de todos os portes.

Mas, tem mais…

…eu descobri que tem algo mais, outro impacto!

Descobri que tem ido além de fomentar um mercado em si, ajudar compradores a comprar mais e melhor, enquanto vendedores vendem mais e melhor.

A bem da verdade é que eu já tinha percebido isso, mas na conversa com um novo cliente (uma nova agência) neste mês (ago/2020) em que o I&V completa 5 anos, no meio desta pandemia maluca, eu realmente senti que estava impactando ainda mais gente, com coisas diferentes!

Eu percebi que estou ajudando muitos pequenos empresários. Pessoas que, como eu, tem a motivação de ajudar mais pessoas a realizar um sonho e fazer disso um negócio rentável!

Agente de Intercâmbio e estudante planejando a viagem - Startup Stock Photos no Pexels
Agente de Intercâmbio e estudante planejando a viagem – Startup Stock Photos no Pexels

Eu tenho a felicidade de ter tido (e ainda ter) grandes empresas, agências entre as Top 5 do Brasil como clientes.

Mas fico igualmente feliz em olhar para traz, e para o presente, e ver quantas pequenas empresas já foram clientes do I&V. Quantas pequenas agências, conseguiram fazer a sua primeira venda (ou uma das primeiras) de intercâmbio com um contato advindo do I&V ou outro projeto meu! Quantas superaram (e vão superar) momentos difíceis com parceria do I&V.

Pessoas como eu, microempreendores do intercâmbio e da viagem, suando sangue para difundir a educação internacional em um ambiente econômico-social bizarro, principalmente neste últimos 5 anos.

Alguns deles ficaram por pouco tempo como meus clientes, normalmente porque conseguiram se estabelecer e optaram por outro canal de captura de contatos… Algumas delas, inclusive, aprenderam algumas coisas comigo e com o I&V, depois seguiram seu caminho.

Tá tudo certo, faz parte do jogo… e que aconteça mais vezes!

É mais um motivo de orgulho!

É gratificante saber que para alguns, eu fiz parte do empurrão inicial! Alguns que já me conheciam quando trabalhavam em uma agência maior, alguns que acharam o I&V no Google, que vieram por indicação ou qualquer outro caminho.

O importante para mim, é o sentimento de gratidão, por saber que os impactos que planejei em 2015 foram além e, podem ter certeza, continuarei trabalhando para que mais impactos positivos apareçam ao longo do caminho!

Esta percepção, de que meu impacto é ainda maior que o planejado, foi o meu presente de 5 anos do I&V! :)

Este é o meu impacto… e aí, qual o seu? Comente!

Intercâmbio & Viagem - Logo

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *